
Victor Miguez
LPR como uma maneira inteligente de monitorar as cidades

Todos nós estamos acompanhando as ações que diversos países estão tomando para evitar o crescimento exponencial do coronavírus. Noticiários têm mostrado diferentes maneiras pelas quais órgãos responsáveis estão monitorando as cidadãos. Esse texto tem como objetivo compartilhar o que esperar sobre monitoramento de cidades, principalmente utilizando a tecnologia de Leitura de Placas.
Estados e cidades tem endurecido a circulação de pessoas, muitos vôos forma e estão sendo cancelados, a demanda por ônibus intermunicipais tem caído e o número de veículos nas estradas diminuiu consideravelmente. Somado a isso, muitos acessos a cidades e Estados estão com monitoramento intensivo para identificar pessoas no chamado "grupo de risco" ou potencias infectados pelo coronavírus.
Porém, esta iniciativa de monitoramento já é feito em algumas cidades utilizando a tecnologia de Leitura de Placas, também conhecida pela abreviação LPR. Com esta solução, câmeras de monitoramento passam a ter a inteligência de reconhecer as placas dos veículos que trafegam nas vias públicas.
Além de mais confiável, o monitoramento coleta informações muito valiosas para as prefeituras e policias. Entre elas, destacamos 2 grandes aplicações do LPR para este monitoramento:

1) O estudo do fluxo de veículos de acordo com:
a) Cidade de Origem
b) Estado de Origem
c) Modelo e Marca do veículos
d) Ano de fabricação do veículo
2) A identificação de veiculos roubados ou suspeitos com:
a) O cruzamento de dados com o banco de dados do SINESP
b) As funcionalidades de whitelist e blacklist
As experiências de monitoramento dos veículos das quais as cidades estão passando, pode ser aprimorada utilizando mais a tecnologia LPR. Isso significa mais inteligência, mais informação e mais segurança para prefeitura e seus moradores.
Caso precise de maiores informações sobre a solução de LPR para monitoramento de cidades, entre em contato com nosso time de vendas.
Ariel Ramos
Responsável de Vendas na Retina Vision
ariel@retinavision.com.br