• Guilherme Camargo

Democratização da Inteligência Artifical (IA)

Muita gente acha que inteligência artificial (IA), carros autônomos, entre outras tecnologias que ouvimos bastante no Vale do Silício, só existem lá fora e vão demorar muito para desembarcar no Brasil. Mas não é bem assim! Essa onda de tecnologia está cada vez mais próxima da nossa realidade. Todos os smartphones e iPhones da atualidade já possuem algoritmos de machine learning ou aprendizado de máquina. Isso, na prática, significa que o programa de computador "aprende" igual ao processo dos humanos.





Mas como assim aprende? Pois bem, assim como eu e você aprendemos a andar de bicicleta, treinando e caindo, e assim como aprendemos a ler e escrever: errando e acertando. O computador aprende pelo mesmo método! Um aplicação bem usada hoje em dia é a classificação de spam, na sua caixa de email, onde o algoritmo teve que ler vários emails e aprender como é o padrão desses textos, como por exemplo: "Ganhe dinheiro sem sair de casa", que o algoritmo lê e dá uma chance maior de ser classificado como spam.


Outra área também muito comum é a de visão computacional. Dentre as diversas técnicas dessa área, atualmente se utiliza muito de uma chamada deep learning, ou aprendizado aprofundado. Essa abordagem possui um alto poder de aprendizagem e é capaz de extrair informações detalhadas da cena, como objetos (pessoas, carros, caminhões, armas, placas de veículo, etc.), caracteres (OCR) e até movimentações suspeitas em aplicações de segurança preventiva.





Essas e outras técnica de visão computacional são utilizadas amplamente pela Retina Vision. Com nossa experiência nessas tecnologias, trazemos soluções para as áreas de segurança, revelando insights sobre situações que muitas vezes passam desapercebidas pela maioria, como no caso deste vigia que teve um descuido:


Dupla invade Prefeitura de Itanhaém para roubar enquanto vigia dormia



De acordo com o relatório da PwC, estima-se que o mercado global de inteligência artificial seja do tamanho de 15 trilhões de dólares até 2030: um grande oceano azul para explorar nos próximos anos! Você deve estar dizendo "Essa tecnologia é apenas para grandes empresas, com grandes investimentos", mas na verdade você pode adquiri-lá em qualquer lugar do Brasil, precisando apenas de uma câmera IP e um acesso à internet. Bem simples não é mesmo?


Nós da Retina temos como missão a democratização das tecnologias de IA, oferecendo soluções de ponta que cabem no seu bolso e no do seu cliente também. Quer conhecer mais sobre a empresa e sobre como nossos parceiros estão aplicando essas soluções? Entre em contato conosco pelo nosso site: https://www.retinavision.com.br e faça parte dessa nova onda de tecnologias com a gente!


Paulo Silveira

CTO - Retina Vision

ph@retinavision.com.br

29 visualizações
Experimente as vantagens da plataforma Retina Vision

1/ Preencha o formulário ao lado para receber seu acesso grátis.

2/ Entraremos em contatos e traremos todo o suporte para você extrair ao máximo de sua plataforma.

3/ Torne-se um especialista em câmeras OCR e comece a fechar projetos com receita recorrente. 

CONTATO

ariel@retinavision.com.br

Tel: 19 98115-0397

Rua Guaianases, 1227

São Paulo/SP - CEP 01204-003

REDES SOCIAIS
linkedin-logo.png
youtube.png
facebook-logo.png